
A desenvolvedora 11 Bit Studios, responsável por The Alters, respondeu às acusações dos fãs sobre o uso de texto e traduções gerados por IA no jogo, prometendo atualizações para substituir o conteúdo gerado pela IA por elementos feitos manualmente.
Recentemente, jogadores de The Alters identificaram o que parecia ser texto gerado por IA no jogo, em uma tela no Centro de Comando. Especificamente, o texto inclui a frase "Claro, aqui está uma versão revisada focando puramente em dados científicos e astronômicos:" seguido de um Diário do Capitão, sugerindo que alguém solicitou à IA o texto e esqueceu de apagar a resposta inicial da IA.
Na versão em inglês do jogo, isso foi tudo. No entanto, jogadores de outras versões de idioma começaram a apontar que algumas traduções do jogo incluem frases como "Claro! Aqui está o texto traduzido para o Português do Brasil.", sugerindo que a 11 Bit Studios usou IA generativa para localizar ao menos parte do jogo. The Alters não inclui uma declaração em sua página do Steam informando que utiliza IA generativa, o que a Valve torna obrigatório para todos os jogos que utilizam essa tecnologia.
Em um comunicado enviado por e-mail para a IGN e publicado em plataformas sociais, a 11 Bit Studios ofereceu uma explicação para o texto e traduções gerados por IA. O estúdio explicou que o texto do Diário do Capitão era destinado como um espaço reservado e simplesmente foi esquecido durante o lançamento final, e que não há outras instâncias desse tipo no jogo. Quanto à localização, a 11 Bit afirma que as traduções geradas por IA foram limitadas a algumas cenas adicionadas muito tarde no desenvolvimento que necessitavam de traduções de última hora, e que sempre pretendeu substituí-las por traduções profissionais.
A 11 Bit Studios é a mais recente empresa a ser criticada pelo uso de IA generativa. Frontier Developments, desenvolvedora de Jurassic World Evolution 3, teve que recuar em seu uso de retratos de personagens gerados por IA após críticas generalizadas. A Activision também foi duramente criticada por seu uso de IA generativa, incluindo exemplos recentes de um anúncio para um jogo Guitar Hero que não existe, e certos ativos de Call of Duty: Black Ops 6.
Independentemente do uso de IA generativa, a IGN deu a The Alters uma nota 8/10 em nossa análise, chamando-o de "um estudo de personagem de ficção científica altamente atmosférico misturado com uma gestão de recursos e base simples, mas eficaz, que constrói de forma inteligente pressão existencial e interpessoal ao longo de sua história."
11 Bit Studios prometeu atualizações para substituir o conteúdo gerado por IA em The Alters, após acusações dos fãs. A desenvolvedora admitiu o uso de IA generativa em textos e traduções, mas garantiu que sempre priorizou a narrativa artesanal como uma das bases do jogo.
0 comentários:
Postar um comentário