Disputa entre ex-líderes da Subnautica 2 e Krafton se intensifica com processo judicial de $250 milhões

Subnautica 2

Os fundadores do estúdio Subnautica 2, Charlie Cleveland e Max McGuire, juntamente com o ex-CEO Ted Gill, estão processando a empresa-mãe Krafton em meio a uma disputa cada vez mais acirrada por um bônus de $250 milhões.

Em uma nova declaração, Cleveland chamou os eventos recentes de 'um momento explosivo e surreal', e disse aos fãs ansiosos para jogar Subnautica 2 que todos 'merecem saber toda a história'. É apenas o mais recente capítulo em uma longa disputa entre a gestão original da Unknown Worlds e a Krafton, a mega editora coreana do sucesso de battle royale PUBG.

Krafton adquiriu a Unknown Worlds em outubro de 2021 e, na época, afirmou que o estúdio Sabnautica continuaria operando de forma independente. No entanto, na semana passada, o ex-CEO da Striking Distance, Steve Papoutsis, juntou-se à Unknown Worlds como CEO. O anúncio chocante confirmou que a equipe de liderança anterior - Ted Gill, Charlie Cleveland e Max McGuire - foram substituídos 'imediatamente'. Em uma declaração subsequente, o co-fundador Cleveland respondeu à decisão 'chocante' de substituir a equipe de liderança, dizendo que 'depois de todos esses anos, descobrir que não posso mais trabalhar na empresa que comecei dói'.

Recentemente, relatos revelaram que Subnautica 2 foi adiado para 2026 apenas alguns meses antes de a Krafton dever pagar um bônus de $250 milhões à equipe de desenvolvimento. A Bloomberg afirmou que o atraso foi 'contra a vontade da antiga liderança do estúdio' e que o bônus de $250 milhões seria pago se a Unknown Worlds atingisse certas metas de receita até o final de 2025. Sem o lançamento de Subnautica 2 este ano, atingir essas metas de receita é improvável, e o bônus não será pago.

Em uma declaração ao IGN, a Krafton insistiu que a decisão não teve nada a ver com 'considerações contratuais ou financeiras'. Em vez disso, a Krafton afirmou que o atraso visava responder ao feedback dos testes e que as conversas sobre o atraso já estavam em andamento antes de Cleveland, McGuire e Gill serem afastados.

Então, em uma nova declaração que fez uma série de alegações contra a equipe de liderança anterior, a Krafton afirmou que fez 'múltiplos pedidos' a Cleveland e McGuire para retomarem suas responsabilidades como diretor de jogo e diretor técnico, respectivamente, mas supostamente ambos recusaram.

Agora, Cleveland confirmou que a antiga liderança está processando a Krafton e contestou a alegação de que queriam 'ficar com [o bônus] só para nós mesmos', chamando a afirmação de 'totalmente falsa'. Ele não, no entanto, expandiu sobre quais motivos exatamente a antiga equipe de gestão está processando.

Os fãs agora pedem um boicote, implorando para que outros não comprem Subnautica 2 e acusando a Krafton de 'práticas comerciais questionáveis'.

'Não sei quem está certo ou errado aqui, mas, honestamente, que decisão de negócios bizarra prometer essa quantia de dinheiro com essa premissa', comentou um fã. 'Talvez Charlie não tenha feito nada de errado, mas nenhuma pessoa vai resistir a tentar lançar um produto de qualidade inferior que não está pronto quando estão diante de 250 milhões de dólares. Se Subnautica 2 não estivesse pronto, seria lançado de qualquer maneira apenas para obter o dinheiro.

'Ninguém ganha nessa situação. Bem. Exceto a pessoa com muito dinheiro, eu acho.'

'Estamos rapidamente nos aproximando de um show de m*rda no nível ZA/UM neste momento', acrescentou outro, comparando o desenrolar dos acontecimentos ao do desenvolvedor de Disco Elysium, ZA/UM, quando a liderança do estúdio se desentendeu, resultando em três estúdios diferentes agora reivindicando serem os desenvolvedores de um 'sucessor espiritual'.

'Honestamente, não tenho certeza de quem está certo aqui. Ambos os lados apresentaram argumentos bastante contundentes e acho que realmente não saberemos até que esse processo judicial se desenrole (e possivelmente nem mesmo então)', sugeriu este jogador. 'Dito isso, adoraria saber se são apenas esses três pedindo dinheiro (e prejudicando o resto da equipe) ou se estão incluindo a equipe em seu processo judicial de alguma forma.'

'A Krafton é uma empresa enorme com uma equipe jurídica sem dúvida considerável. Simplesmente me recuso a acreditar que haja algo que possa ser remotamente considerado difamatório em sua declaração, considerando o quão explicitamente clara é a declaração deles', lembrou outro fã.

A Krafton ainda não comentou publicamente sobre a última declaração de Cleveland. O IGN solicitou um comentário.

Sobre Saver

0 comentários:

Postar um comentário