
Após os cancelamentos de jogos e fechamentos de estúdios resultantes dos recentes cortes da Microsoft, surge a preocupação sobre o destino de praticamente todos os jogos do Xbox sem uma data de lançamento definida. Jogos cancelados incluem o Everwild da Rare, um MMO não anunciado da ZeniMax Online Studios, desenvolvedora de The Elder Scrolls Online, e o reboot de Perfect Dark. O estúdio deste último, The Initiative, foi fechado. Além disso, desenvolvedores externos financiados pela Microsoft também foram afetados. Romero Games, estúdio fundado por John Romero e Brenda Romero, sofreu demissões significativas e o futuro de seu novo shooter está em dúvida.
Em meio a esses acontecimentos, surge a pergunta: quais jogos da Xbox Game Studios permanecem? E quais, se houver, foram silenciosamente cancelados?
Em um memorando enviado a todos os funcionários de jogos da Microsoft e visto pelo IGN, Matt Booty, chefe da Xbox Game Studios, afirmou que a empresa ainda possui "mais de 40 projetos em desenvolvimento ativo, impulso contínuo em títulos a serem lançados neste outono e uma forte programação para 2026".
Além disso, uma fonte disse à Variety que todos os jogos apresentados no Showcase de Jogos do Xbox em junho estão seguindo em frente. Então, quais eram esses jogos, que agora presumimos estarem seguros - pelo menos por enquanto?
Call of Duty: Black Ops 7 da Activision estava no show e certamente será lançado ainda este ano. O jogo Clockwork Revolution da inXile estava no evento, então está seguro. Grounded 2 e The Outer Worlds 2 da Obsidian estavam no show e devemos assumir que ambos estão seguros. O mesmo vale para Keeper da Double Fine, Gears of War: Reloaded da The Coalition, Ninja Gaiden 4 e Indiana Jones and the Great Circle’s Order of the Giants DLC. Tony Hawk’s Pro Skater 3 + 4 e o ROG Xbox Ally, ambos no show, também continuarão. Apesar do cancelamento do Everwild, Sea of Thieves da Rare continua com novas atualizações.
Ao final do evento, o chefe da Xbox, Phil Spencer, sugeriu Forza, Fable, Gears of War: E-Day e um remake de Halo: Combat Evolved para 2026. Presumimos que, uma vez que esses jogos foram mencionados, estão seguros. No entanto, vale ressaltar que o Forza mencionado por Spencer provavelmente se refere ao próximo jogo da série Forza Horizon da Playground, que também está desenvolvendo Fable. Turn 10, responsável pelos jogos mais focados em simulação da série Forza, foi duramente atingida pelos cortes.
Então, sabemos quais jogos a Microsoft ainda pretende lançar. Mas, dadas os eventos desta semana, agora é impossível pensar sobre outros jogos do Xbox em desenvolvimento sem uma certa preocupação. Everwild e Perfect Dark foram notáveis por sua ausência no show do mês passado e ambos foram cancelados. O que mais não apareceu?
Minecraft - lembre-se que a Microsoft é dona do Minecraft! - continua gigante e seguro. Mas e o Contraband da Avalanche Studios, desenvolvedora de Just Cause? Onde está o State of Decay 3 da Undead Labs? E o Project Mara da Ninja Theory? A Microsoft tem um jogo de Hideo Kojima, OD, em seus planos. Isso ainda está acontecendo? Toys for Bob, desenvolvedora de Crash Bandicoot 4 e estúdio de suporte da Call of Duty que deixou a Activision em fevereiro de 2024, assinou um acordo diretamente com a Xbox para publicar seu próximo jogo. Isso ainda está em andamento?
E quanto à Bethesda? O MMO da ZOS foi deixado de lado, mas certamente The Elder Scrolls VI e o próximo Fallout da Bethesda Game Studios estão bem. A próxima expansão prometida para Starfield parece incerta, dada a falta de notícias sobre o jogo. E a Blizzard? Segundo relatos do ano passado, estaria trabalhando em um jogo de tiro de StarCraft. A situação ainda é a mesma?
É somente quando você percebe o que não estava no Showcase de Jogos do Xbox no mês passado que entende o que está em jogo aqui: a Microsoft possui um grande número de estúdios de desenvolvimento em todo o mundo, de Bethesda a Blizzard, de Activision a Halo. Quando o Xbox enfrenta problemas significativos, uma grande parte da indústria de videogames e seus desenvolvedores também são afetados.
Todos os olhos estão voltados para a gamescom de agosto, onde se espera que a Microsoft mostre mais do que está por vir. Talvez Phil Spencer dê aos fãs uma ideia clara do que está sendo desenvolvido pela Xbox e o que não está, enquanto a estratégia multiplataforma da Microsoft avança. A empresa ainda planeja lançar um console Xbox de próxima geração, embora não se saiba quando. E o console Xbox portátil mencionado por Spencer no ano passado ainda está em desenvolvimento? A Microsoft ainda planeja lançar sua própria loja de aplicativos de jogos, apesar do fracasso de Call of Duty Warzone Mobile, Warcraft Rumble e dos significativos cortes desta semana na King, desenvolvedora de Candy Crush?
No curto prazo, pelo menos, os jogos que vimos em junho ainda estão a caminho. Mas o futuro a longo prazo do Xbox permanece incerto.
0 comentários:
Postar um comentário