
Após uma onda de demissões em massa que impactou cerca de 9.100 funcionários na Microsoft, muitos dos quais estavam na divisão de jogos Xbox, a união dos funcionários da subsidiária da Xbox, ZeniMax, respondeu com uma declaração explicando o status atual de emprego de seus membros.
Hoje, a ZeniMax Online Studios United (ZOSU), que representa funcionários tanto de The Elder Scrolls Online quanto do MMO não anunciado cancelado, emitiu uma declaração abordando as demissões e cancelamentos de projetos. Criticamente, a ZOSU confirmou que, até o momento, todos os seus membros ainda estão empregados pela Microsoft e recebendo salário e benefícios, embora isso provavelmente não seja o caso para sempre.
De acordo com a declaração, os representantes dos trabalhadores do sindicato estão atualmente negociando com a empresa sobre como os trabalhadores seguirão em frente após o fechamento do MMO. Embora o sindicato reconheça que demissões podem estar no futuro para alguns membros, 'como resultado de nossa organização, podemos garantir que aqueles impactados poderão sair com dignidade'.

A ZOSU foi formada em dezembro passado, consistindo na época de sua organização de 461 funcionários em ZeniMax Online Studios. Esse número incluía desenvolvedores web, designers, engenheiros e artistas gráficos na ZeniMax Online Studios trabalhando em The Elder Scrolls Online e no MMO não anunciado. Enquanto a ZOSU ainda não chegou a um acordo contratual com a Microsoft, seu sindicato irmão, ZeniMax Workers United, que representa os trabalhadores de QA da ZeniMax, chegou a um acordo no final de maio.
A declaração da ZOSU está publicada na íntegra abaixo:
No início deste mês, a Microsoft arquivou indefinidamente um MMORPG não anunciado na ZeniMax Online Studios, um choque para os 222 desenvolvedores da ZOSU-CWA que trabalhavam no projeto. Foi reconfortante e validador ver nosso jogo mencionado na imprensa e por jogadores que teriam adorado ver os resultados de nosso trabalho.
Sem dúvida, um futuro foi roubado de muitos de nós e nossa comunidade nunca experimentará um jogo incrível. No entanto, apesar das discussões sobre o status de nosso emprego, o fato é: ainda não fomos demitidos.
Embora entendamos que para a maioria de nós uma demissão seja inevitável, em dezembro passado, as equipes por trás de The Elder Scrolls Online (ESO) e do projeto não anunciado votaram esmagadoramente a favor de formar um sindicato e estabelecer a ZeniMax Online Studios United-CWA (ZOSU-CWA). Voluntários eleitos para representar os interesses de nosso sindicato estão atualmente negociando com a Microsoft em benefício de nossos colegas impactados.
Enquanto a Microsoft e a ZOSU-CWA negociam sobre como avançamos após o fechamento do projeto, os desenvolvedores por trás do projeto não anunciado permanecem empregados na ZeniMax Online Studios com salário e benefícios integrais.
No dia 2 de julho, nossas vidas foram viradas de cabeça para baixo sem aviso prévio ou comunicação da liderança da Microsoft e sem compreensão clara sobre o status de nosso emprego. Diante disso, nosso sindicato se uniu com urgência, reunindo e distribuindo informações e recursos para nossos membros afetados.
Onde a Microsoft falhou em apoiar os talentosos artesãos que geraram bilhões em receita, nosso sindicato se prontificou a fornecer clareza e apoio.
É verdade que uma demissão pode estar no futuro para alguns de nossos membros. No entanto, como resultado de nossa organização, podemos garantir que aqueles impactados poderão sair com dignidade.
Mais importante, o trabalho da ZOSU-CWA continuará para que nossos colegas restantes - os desenvolvedores incansáveis do ESO - possam seguir os passos de nossos colegas em outros departamentos e estúdios na Microsoft, incluindo nossos irmãos sindicais na ZeniMax Workers United (ZWU-CWA). Esperamos que outras unidades logo ratifiquem contratos justos que garantam os direitos que todos merecemos.
O impacto das grandes demissões na Microsoft no início deste mês especificamente no Xbox foi amplo e ainda não está totalmente compreendido. Desde então, ficamos sabendo que Everwild e Perfect Dark não estão mais sendo desenvolvidos, e The Initiative foi fechada.
0 comentários:
Postar um comentário